Nossa História

Move sua ideia. Mova seu negócio. Move você.
Há mais de 10 anos que os Territórios impulsionam empreendedores locais com propostas de valor únicas – únicas como cada pessoa e únicas como cada ideia. Temos incubadoras em locais também eles únicos: seja numa escola do Antigo Regime, dentro de um autódromo ou num mercado agroalimentar. Gostamos de “projetos chave na mão”: desenvolvemos projetos na íntegra para que no final só tenha de abrir a porta.

Horas de Trabalho

Monday - Friday 09:00AM-17:00PM
Saturday - Sunday FECHADOS
Top
 

A Equipa

Somos especializados em sermos multifacetados: somos gestores, e também marketeers, somos financeiros e psicólogos. Somos experientes em criar experiências, ideias e negócios. Somos jovens, criativos e dinâmicos. Somos, sobretudo, uma equipa. Movemo-nos juntos para movermos mundos
mkdf-team-image
Luís Matos Martins
Impossible Maker, CEO

Aquele que, das ideias possíveis, faz o impossível! Administrador dos Territórios Criativos, com mais de 10 anos de experiência em gestão e dinamização de incubadoras de negócios. Administrador não-executivo da AlgarExperience e da Sience4You e managing director da GEN Portugal. Responsável pela criação e gestão de várias incubadoras de negócios em Portugal, nomeadamente Mafra & Ericeira Business Factory, Loures INOVA, Alvaiázere+ e Startup Portimão. Assumiu funções de Diretor-geral da DNA Cascais e do AUDAX- Centro Empreendedorismo do ISCTE-IUL. Foi presidente da administração do TEC LABS – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Docente no ISCTE-IUL, ISMAT e ISG, onde leciona Empreendedorismo, Projeto Empresarial e Finanças. Orientador de teses de mestrado no âmbito do empreendedorismo e finanças e tem artigos publicados, nomeadamente nas áreas do empreendedorismo, inovação e ONG’s. Júri e mentor em dezenas de concursos de empreendedorismo. É especialista em planeamento estratégico, formação e, empreendedorismo e finanças. Dirigente de diversas organizações juvenis, como a UPAJE e Tese. Foi membro e fez parte da direção do Conselho Nacional de Juventude e de diversas associações juvenis.

mkdf-team-image

Vanessa Batista

The Eagle Eye, COO

A visão da águia numa coordenadora de espírito aguçado! A Vanessa é coordenadora de projetos nos Territórios Criativos, e da incubadora de negócios Alvaiázere+. Coordena os programas de empreendedorismo, tendo já gerido vários projetos e programas de aceleração, nomeadamente o Tourism Up em parceria com o Turismo de Portugal. É responsável pela organização de diversas iniciativas e programas de formação, como o INOV Contacto, programa de estágios profissionais no estrangeiro, promovidos pela AICEP Portugal. É Formadora e mentora de projetos – com quem faz um acompanhamento ao nível de desenvolvimento e validação de planos de negócio.

mkdf-team-image

Filipa Marques

The Creative Guru , Head of Marketing

Licenciada em Gestão de Marketing, pela ISCTE Business School, é a Gestora de Marketing dos Territórios Criativos. Formadora certificada nas áreas de Marketing, Empreendedorismo e Animação Sociocultural e com experiência na área de Design, Comunicação e gestão de redes sociais, encontra-se numa relação séria com o Photoshop. Quando não está à procura de novas tendências, colabora com a OF Produções e UPAJE - União para a Acção Cultural e Juvenil Educativa nas áreas da animação circense e animação sociocultural. É Vice-Presidente da Direção da UPAJE, onde adquiriu vasta experiência em voluntariado e dinamização de tempos livres com crianças e jovens.

mkdf-team-image

Inês Capão da Silva

Opportunity Seeker, Project Coordinator

Em busca de Territórios melhores! Licenciada em Gestão de Empresas Turísticas, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Inês começou o seu percurso profissional ligado à área de eventos e grupos em hotéis de 5 estrelas. Foi para Barcelona trabalhar, mas a pandemia trocou-lhe as voltas e acabou por voltar para Portugal, tornando-se mentora do projeto Tempos Brilhantes – uma associação que apoia práticas e projetos que melhoram as oportunidades de enriquecimento curricular. Desde cedo envolvida em projetos sociais, enquanto escuteira, rege-se pelo lema de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou”. Empática, comunicativa e dinâmica, juntou-se à equipa dos Territórios Criativos, como gestora de projetos, pronta para marcar pela diferença e crescer, tanto a nível pessoal como profissional!

mkdf-team-image

Rui Rosa

The Young Spirit, Project Coordinator

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISMAT e mestrando em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta. O único desporto que pratica é o gosto pela aprendizagem. Um “sempre jovem” com uma vida dedicada ao movimento associativo (académico, desportivo, cultural), foi e é presidente de várias associações. Foi formador durante 15 anos e depois passou por outras atividades laborais, desde vigilante a administrativo e RH. Já colaborou em algumas investigações enquanto docente do ensino secundário e também na elaboração de artigos sobre Recursos Educacionais Abertos. Gosta de organizar eventos e de feedback para poder melhorar a sua performance. Define-se como um pacífico inconformado e adora trabalhar com Pessoas!

mkdf-team-image

Miguel Lourenço

Hands On, Project Coordinator

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas e com vasta experiência como empreendedor, tem na última década trabalhado como formador, consultor e mentor em projetos de empreendedorismo tanto na vertente comercial como social. Tem mais de 10 anos de experiência em programas de empreendedorismo como o PEI- Promoção do Empreendedorismo Imigrante, AUDAX, Projetos Sociais do Programa Escolhas e nos últimos dois anos foi consultor das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe com a missão de promover o empreendedorismo no país. Acredita que diversidade de projetos e de públicos do seu percurso são um fator de crescimento individual e que trabalhar lado a lado com os empreendedores potencia os resultados a alcançar.

mkdf-team-image

Josina Umbelina

The Boss Lady, Project Manager

A Josina é formada em Gestão de Empresas e Estatística e pós graduada em Análise Financeira, pelo ISEG. Trabalhou em diversos bancos em Portugal e São Tomé e Príncipe, mas decidiu dedicar-se inteiramente ao Empreendedorismo, sendo ela empresária há já 20 anos! Tem vasta experiência, enquanto consultora, em diversos projetos de Empreendedorismo e é mentora e formadora dos Territórios Criativos, através da REINA - Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras de São Tomé e Príncipe. Atualmente, é também Presidente da Associação das Mulheres Empresárias e Profissionais de STP, que atua na promoção do empreendedorismo feminino. Dedica-se a inspirar outras mulheres a tornarem-se empreendedoras e mulheres de sucesso!

mkdf-team-image

Nádia Catraio

The Listening Mentor, Project Manager

Mentora, formadora e consultora regional de startups e PMEs, a Nádia é ela própria uma verdadeira empreendedora e agente no ecossistema de São Tomé e Príncipe! Aceitou o desafio de se juntar à equipa dos Territórios Criativos, no âmbito do projeto REINA - Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras de São Tomé e Príncipe, como Gestora de Projetos e mentora. É mentora em diversos programas de empreendedorismo, como o TEF e WIA-Deloitte Mentorship program. É, ainda, mentora na maior aceleradora de startups pre-seed no mundo - a Founder Institute - para 2 regiões: Founder Institute Luanca e Founder Institute Gana. Acredita que a solução para África deve partir do povo africano, do setor privado e dos jovens e é por isto que é apaixonada pelo seu trabalho e pelo impacto positivo que tem nos projetos em que está envolvida!

mkdf-team-image

Egídio Cabral

The Numbers Guy, Project Manager

Licenciado em Contabilidade, pela Birkbeck College, Mestre em Gestão Bancária e Seguradora pelo Instituto Superior Politécnico de Lisboa e em Economia pela Cambridge International College, o Egídio é alguém que acredita que nunca se pode para de aprender.<br /> É gestor financeiro do Grupo HBD em São Tomé e Príncipe, onde também é Inspetor Tributário e um contabilista inscrito na ordem oficial de técnicos oficiais de conta de São Tomé e Príncipe.<br /> Curioso por natura e focado nos projetos de empreendedorismo jovem, como mentor do programa empreende jovem (PNUD), acredita que existe a necessidade de trazer os jovens para um plano empresarial, onde possam, não só ajudar, mas expressar as suas ideias e ambições.

mkdf-team-image

António Cordeiro

Trainer on call, Mentor e Formador

Identifica os nove tipos de personalidade, é o quem-é-quem da empresa! Mentor e Formador nos Territórios Criativos. É business and life coach. É mentor, co-fundador e partner da Enneaplay, e da Quantic9 - Enneagram & Coaching Experts. É Presidente da Assembleia Geral da Associação Eneagrama Portugal. É professor de Eneagrama certificado pela escola de Tradição Narrativa, USA, e professor convidado nas pós-graduações em IT Governance nas áreas de liderança, coaching e eneagrama na U.Lusófona. Tem experiência profissional em franchising, gestão e gestão do desporto.

mkdf-team-image

Fábio Santos

The Empowerman, Consultor

O Fábio, consultor dos Territórios Criativos, é licenciado em Marketing, Comunicação, Relações Públicas e Publicidade, pela Universidade Europeia, e pós-graduou-se em Psicologia das Organizações, no ISPA. Completou o Master em Marketing Digital, pela Universidade Camilo José Cela, em Madrid, e possuí o Certificado de Community Manager pela mesma instituição de ensino. Já com 4 anos de experiência em incubação de startups e incubação de ideias e projectos, é Partner da Endemic Marketing e da Chimp Stickers; e é Professor na Escola Profissional - INETESE. Para ele, vale dar tudo! Até o sangue... literalmente.

mkdf-team-image

Frederico Lucas

The Rural Boss, Consultor

#repopulate #ruraldevelopment #sustainableprofit | O Frederico, Consultor dos Territórios Criativos, é um empreendedor social na área da competitividade territorial e orador motivacional de empreendedorismo, assim como ativista de uma economia social lucrativa: lucros sustentáveis com benefícios sociais. Atualmente é gestor da consultora luxemburguesa Grous Partners, dedicada à promoção de investimentos em meio rural. É igualmente cofundador e coordenador do Programa Novos Povoadores, organização que patrocinou a instalação de mais de 200 empresas em território rural, com uma taxa efetiva de sucesso superior a 90%! Para além disto tudo, é editor do guia “Investir à la Campagne au Portugal” e dinamizador do canal de informação @ruraltalks

mkdf-team-image

André Lopes

The Good Vibes Mentor, Mentor e Formador

Mentor e Formador nos Territórios Criativos. Fundou e é CEO da Wave Consullting, uma empresa que presta serviços de consultoria a empresas relacionadas com o mercado da água, ambiente e sustentabilidade. Tem mais de 10 anos de experiência em empresas como a EPAL, a Quimitécnica e a Grundfos. Tem o Lisbon MBA da Nova School of Business and Economics e da Católica Lisbon School of Business and Economics.

mkdf-team-image

Jacinta Jesus

Mother of the Team, Logistics Assistant

Considerada a ``mãe`` da equipa, a Jacinta é um apoio fundamental para toda a equipa dos Territórios Criativos! Mãe de 5 seus, adotou-nos a todos e não há pedido que ela não responda. Formada em educação e com vasta experiência como animadora, coordenadora e diretora de campos de férias, percorreu o país em busca de novas experiências, o que para ela foi ótimo, visto que uma das suas maiores paixões é viajar! Não foi por acaso que viveu 13 anos em Inglaterra... Antes de se juntar a nós, foi coordenadora logística na ACM - Associação Cristã da Mocidade, foi responsável logística e pelo economato na Algarexperience, fez o secretariado para a revista Intervenção e foi gestora de programas escolares. E quando não pode viajar? Dêem-lhe um livro para a mão, que faz a sua própria viagem...

mkdf-team-image

Podes ser tu!

Candidata-te!

Aquele que, das ideias possíveis, faz o impossível!

Administrador dos Territórios Criativos e Presidente do Conselho de Administração da TESE – Associação para o Desenvolvimento, é especialista em Empreendedorismo, Estratégia e Finanças. Foi administrador não-executivo da AlgarExperience e da Sience4You e managing director da GEN Portugal. Responsável pela criação e gestão de várias incubadoras de negócios em Portugal, nomeadamente Mafra & Ericeira Business Factory, Loures INOVA, Alvaiázere+ e Startup Portimão. Assumiu funções de Diretor-geral da DNA Cascais e do AUDAX- Centro Empreendedorismo do ISCTE-IUL. Foi presidente da Direção da UPAJE e da administração do Teclabs, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Docente no ISCTE-IUL, ISMAT e ISG, onde leciona Empreendedorismo, Projeto Empresarial e Finanças. Desenvolveu a atividade de docente no Programa TREPAN, um programa de empreendedorismo desenvolvido pela Universidade da Craiova em parceria com o ISCTE-IUL e no programa COEUR – Competence in European Entrepreneurship (Brasil e China). Lecionou, ainda, em programas de formação internacionais, nomeadamente em Angola e Cabo Verde.

Luís Matos Martins

Impossible Maker
CEO

A visão da águia numa coordenadora de espírito aguçado!

A Vanessa é coordenadora de projetos nos Territórios Criativos, e da incubadora de negócios Alvaiázere+. Coordena os programas de empreendedorismo, tendo já gerido vários projetos e programas de aceleração, nomeadamente o Tourism Up em parceria com o Turismo de Portugal. É responsável pela organização de diversas iniciativas e programas de formação, como o INOV Contacto, programa de estágios profissionais no estrangeiro, promovidos pela AICEP Portugal. É Formadora e mentora de projetos – com quem faz um acompanhamento ao nível de desenvolvimento e validação de planos de negócio.

Vanessa Batista

The Eagle Eye
COO

E o prémio de "Mais Requisitada" vai para...

Licenciada em Gestão de Marketing, pela ISCTE Business School, é a Responsável de Marketing dos Territórios Criativos. Formadora certificada nas áreas de Marketing, Empreendedorismo e Animação Sociocultural e com experiência na área de Marketing Operacional, Design, Comunicação e gestão de redes sociais, encontra-se numa relação séria com o Photoshop. Experiência em consultoria e apoio na Comunicação e gestão de redes sociais de diversas incubadoras de negócio, como Startup Portimão, Alvaiázere+ e InUAc – Incubadora da Universidade dos Açores, assim como na dinamização, coordenação e mentoria em Bootcamps de empreendedorismo. Quando não está à procura de novas tendências, colabora com a OF Produções e UPAJE, uma associação juvenil, nas áreas da animação circense e animação sociocultural. É Vice-Presidente da Direção da UPAJE, onde adquiriu vasta experiência em voluntariado e dinamização de tempos livres com crianças e jovens.

Filipa Marques

The Creative Guru
Head of Marketing

Em busca de Territórios melhores!

Licenciada em Gestão de Empresas Turísticas, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Inês começou o seu percurso profissional ligado à área de eventos e grupos em hotéis de 5 estrelas. Foi para Barcelona trabalhar, mas a pandemia trocou-lhe as voltas e acabou por voltar para Portugal, tornando-se mentora do projeto Tempos Brilhantes – uma associação que apoia práticas e projetos que melhoram as oportunidades de enriquecimento curricular. Desde cedo envolvida em projetos sociais, enquanto escuteira, rege-se pelo lema de “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou”. Empática, comunicativa e dinâmica, juntou-se à equipa dos Territórios Criativos, como gestora de projetos, pronta para marcar pela diferença e crescer, tanto a nível pessoal como profissional!

Inês Capão da Silva

Opportunity Seeker
Project Coordinator

A Pessoa das Pessoas!

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISMAT e Mestrando em Pedagogia do eLearning pela Universidade Aberta. O único desporto que pratica é o gosto pela aprendizagem. Um “sempre jovem” com uma vida dedicada ao movimento associativo (académico, desportivo, cultural), foi e é presidente de várias associações. Foi formador durante 15 anos e depois passou por outras atividades laborais, desde vigilante a administrativo e RH. Já colaborou em algumas investigações enquanto docente do ensino secundário e também na elaboração de artigos sobre Recursos Educacionais Abertos. Gosta de organizar eventos e de feedback para poder melhorar a sua performance. Define-se como um pacífico inconformado e adora trabalhar com Pessoas!

Rui Rosa

The Young Spirit
Project Coordinator

O espírito empreendedor é a fonte de resultados!

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas e com vasta experiência como empreendedor, tem na última década trabalhado como formador, consultor e mentor em projetos de empreendedorismo tanto na vertente comercial como social. Tem mais de 10 anos de experiência em programas de empreendedorismo como o PEI- Promoção do Empreendedorismo Imigrante, AUDAX, Projetos Sociais do Programa Escolhas e nos últimos dois anos foi consultor das Nações Unidas em São Tomé e Príncipe com a missão de promover o empreendedorismo no país. Acredita que diversidade de projetos e de públicos do seu percurso são um fator de crescimento individual e que trabalhar lado a lado com os empreendedores potencia os resultados a alcançar.

miguel Lourenço

Hands On
Project Coordinator

Inspiração de mulheres para mulheres!

A Josina é formada em Gestão de Empresas e Estatística e pós graduada em Análise Financeira, pelo ISEG. Trabalhou em diversos bancos em Portugal e São Tomé e Príncipe, mas decidiu dedicar-se inteiramente ao Empreendedorismo, sendo ela empresária há já 20 anos! Tem vasta experiência, enquanto consultora, em diversos projetos de Empreendedorismo e é mentora e formadora dos Territórios Criativos, através da REINA - Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras de São Tomé e Príncipe. Atualmente, é também Presidente da Associação das Mulheres Empresárias e Profissionais de STP, que atua na promoção do empreendedorismo feminino. Dedica-se a inspirar outras mulheres a tornarem-se empreendedoras e mulheres de sucesso!

Josina Umbelina

The Boss Lady
Project Manager

A voz da atitude empreendedora!

Mentora, formadora e consultora regional de startups e PMEs, a Nádia é ela própria uma verdadeira empreendedora e agente no ecossistema de São Tomé e Príncipe! Aceitou o desafio de se juntar à equipa dos Territórios Criativos, no âmbito do projeto REINA - Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras de São Tomé e Príncipe, como Gestora de Projetos e mentora. É mentora em diversos programas de empreendedorismo, como o TEF e WIA-Deloitte Mentorship program. É, ainda, mentora na maior aceleradora de startups pre-seed no mundo - a Founder Institute - para 2 regiões: Founder Institute Luanca e Founder Institute Gana. Acredita que a solução para África deve partir do povo africano, do setor privado e dos jovens e é por isto que é apaixonada pelo seu trabalho e pelo impacto positivo que tem nos projetos em que está envolvida!

Nádia Catraio

The Listening Mentor
Project Manager

Só nós podemos fazer melhor!

Licenciado em Contabilidade, pela Birkbeck College, Mestre em Gestão Bancária e Seguradora pelo Instituto Superior Politécnico de Lisboa e em Economia pela Cambridge International College, o Egídio é alguém que acredita que nunca se pode para de aprender.É gestor financeiro do Grupo HBD em São Tomé e Príncipe, onde também é Inspetor Tributário e um contabilista inscrito na ordem oficial de técnicos oficiais de conta de São Tomé e Príncipe.Curioso por natura e focado nos projetos de empreendedorismo jovem, como mentor do programa empreende jovem (PNUD), acredita que existe a necessidade de trazer os jovens para um plano empresarial, onde possam, não só ajudar, mas expressar as suas ideias e ambições.

Egídio Cabral

The Numbers Guy
Project Manager

Identifica os nove tipos de personalidade, é o quem-é-quem da empresa!

Mentor e Formador nos Territórios Criativos. É business and life coach. É mentor, co-fundador e partner da Enneaplay, e da Quantic9 - Enneagram & Coaching Experts. É Presidente da Assembleia Geral da Associação Eneagrama Portugal. É professor de Eneagrama certificado pela escola de Tradição Narrativa, USA, e professor convidado nas pós-graduações em IT Governance nas áreas de liderança, coaching e eneagrama na U.Lusófona. Tem experiência profissional em franchising, gestão e gestão do desporto.

António Cordeiro

Trainer on call
Mentor e Formador

#repopulate #ruraldevelopment #sustainableprofit

O Frederico, Consultor dos Territórios Criativos, é um empreendedor social na área da competitividade territorial e orador motivacional de empreendedorismo, assim como ativista de uma economia social lucrativa: lucros sustentáveis com benefícios sociais. Atualmente é gestor da consultora luxemburguesa Grous Partners, dedicada à promoção de investimentos em meio rural. É igualmente cofundador e coordenador do Programa Novos Povoadores, organização que patrocinou a instalação de mais de 200 empresas em território rural, com uma taxa efetiva de sucesso superior a 90%! Para além disto tudo, é editor do guia “Investir à la Campagne au Portugal” e dinamizador do canal de informação @ruraltalks

Frederico Lucas

The Rural Boss
Consultor

Um mentor com a mente aberta!

Mentor e Formador nos Territórios Criativos. Fundou e é CEO da Wave Consullting, uma empresa que presta serviços de consultoria a empresas relacionadas com o mercado da água, ambiente e sustentabilidade. Tem mais de 10 anos de experiência em empresas como a EPAL, a Quimitécnica e a Grundfos. Tem o Lisbon MBA da Nova School of Business and Economics e da Católica Lisbon School of Business and Economics.

André Lopes

The Good Vibes Mentor
Mentor e Formador

Mother of the Team!

Considerada a "mãe" da equipa, a Jacinta é um apoio fundamental para toda a equipa dos Territórios Criativos! Mãe de 5 seus, adotou-nos a todos e não há pedido que ela não responda. Formada em educação e com vasta experiência como animadora, coordenadora e diretora de campos de férias, percorreu o país em busca de novas experiências, o que para ela foi ótimo, visto que uma das suas maiores paixões é viajar! Não foi por acaso que viveu 13 anos em Inglaterra... Antes de se juntar a nós, foi coordenadora logística na ACM - Associação Cristã da Mocidade, foi responsável logística e pelo economato na Algarexperience, fez o secretariado para a revista Intervenção e foi gestora de programas escolares. E quando não pode viajar? Dêem-lhe um livro para a mão, que faz a sua própria viagem...

Jacinta Jesus

Mother of the team
Logistics Assistant

Podes ser tu!

Podes ser tu!

Candidata-te

Podes ser tu! Candidata-te.